Software Freedom Day 2010 - Porto Alegre

O Dia da Liberdade de software (ou Freedom Software Day em inglês) é um dia comemorado todos anos, em diversas nações, para celebrar o software livre e sistemas livres/de código aberto.

Oficialmente o SFD2010 vai ocorrer em diversas cidades do mundo, dia 18 de setembro. Específicamente em Porto Alegre e demais cidades do RS o evento será realizado dia 25 de setembro devido ao feriadão do 20 de setembro.

A grade conta com diversos temas relacionados a software livre, incluindo algumas de desenvolvimento de software, especificamente Java, Python e Ruby.

Resumindo:

FISL 11 - Novidades do OpenJDK 7

Material da palestra “Novidades do OpenJDK7″, apresentadas no FISL 11 por Leandro Nunes.

A palestra abrange:

  • Project Coin
    • Mudanças na linguagem Java
  • Project Jigsaw
    • Suporte a modularização
  • Da vinci Machine Project
    • melhorias no suporte as linguagens dinâmicas que rodam na JVM
  • Lambda Project
    • Suporte a expressões Lambda
    • Também conhecido como “suporte a Closures

FISL 11 - NoSQL

Slides da palestra sobre NoSQL, feita pelo Julio Viegas dentro da programação do FISL.

FISL 11 - Ecossistema Spring

Slides da palestra do Julio Viegas sobre Spring, no FISL 11.

FISL 11 - iBatis - Desenvolvendo em java sem perder o poder do SQL

Material da palestra do Gustavo Bahnert sobre iBatis, realizada na programação do FISL 11.

Projeto exemplo: aqui

Slides: aqui

Nova lista de discussão

O RSJUG anuncia a criação de uma nova lista de discussão, específica para anúncios e discussão  sobre vagas de trabalho relacionadas à Java. Essa nova lista também se dispõe a anúncios de oferta de mão de obra e freelancers.

Para se inscrever, basta enviar um e-mail para vagas-subscribe@rsjug.dev.java.net.

Para postar sua vaga, uma vez que esteja inscrito na lista, envie e-mails para vagas@rsjug.dev.java.net.

Com a criação dessa lista, torna-se vedado o envio de vagas de trabalho para a Java-L, mantendo o foco desta para assuntos de cunho exclusivamente técnico.

Essas ações visam prezar pela qualidade das discussões técnicas na Java-L, direcionando conteúdo não-técnico para listas especializadas. Ao mesmo tempo, o conteúdo de vagas de trabalho será direcionado e facultado àquelas pessoas que estiverem cadastradas na lista destinada ao tema.

Devoxx 2010

O Devoxx é um dos maiores evento sobre Java, reunindo cerca de 3000 desenvolvedores. O evento é promovido pelo BEJUG, que ocorre em Antuérpia, na Bélgica.

O RSJUG participa desde 2009 como Grupo de Usuários parceiro do evento.

Se você não pode estar presencialmente no evento não se desespere! Parte do conteúdo apresentado no Devoxx é disponibilizado através do portal Parleys, cuja tradução para português do Brasil foi feita pelo RSJUG.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site oficial e na newsletter do evento.

Para receber a newsletter, cadastre-se aqui.

JBossInBossa 2010

O JBossInBossa 2010 é a conferência anual da comunidade JBoss brasileira, ele contará com palestrantes internacionais que são líderes de projetos opensource, bem como palestras da comunidade brasileira que desenvolve e fomenta tecnologias relaciodas além do time brasileiro JBoss que atua em diversos projetos de missão crítica que usam tecnologias de ponta em projetos em todos os lugares do Brasil.

O evento ocorre nos dias 07 e 08 de maio, nas dependências da Universidade Anhembi/Morumbi, em São Paulo.

Entre os destaques da programação do evento estão:

  • Pete Muir, que é o Líder do projeto Seam e do Weld(Implementação de referência da JSR 299 - Contexts and Dependency Injection for Java EE), além de desenvolvedor líder do Aquillian, um conjunto de utilitários para testes de Servidores de Aplicação.
  • Benjamin Mestrallet, CEO da eXo Platform, uma empresa francesa que ele fundou logo após a universidade para atender seu primeiro cliente: Departamento de Defesa Americano.
  • Mauricio Salatino, CTO na PlugTree (http://www.plugtree.com), uma empresa especializada no fornecimento de soluções usando a plataforma Drools com escritórios em Miami, EUA e Buenos Aires, Argentina.

As inscrições estão abertas. Você poderá obter mais informações diretamente no site do evento.

FLISOL 2010 - Porto Alegre

Ocorrerá no dia 24 de Abril, a edição deste ano do FLISOL (Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre). Este evento ocorre simultaneamente em várias cidades de América Latina e tem o objetivo de incentivar e apresentar Software Livre, num formato de Install Fest e palestras.

Em Porto Alegre, o evento ocorrerá nas dependências do SindBancários, com programação no turno da tarde (das 13h às 18h). Ocorre programação em duas salas paralelamente:

  • Na primeira, serão realizadas palestras envolvendo membros de alguns grupos de usuários (PoaOSUG, Ubuntu-BR, RSJUG, Debian-RS, entre outros) onde serão discutidos temas relacionados à software livre, desenvolvimento, instalação de sistemas operacionais, bem como, apresentação de projetos relacionados ao ecossistema de Software Livre.
  • No segundo ambiente será disponibilizado aos grupos de usuários que queiram participar do install fest, e as pessoas que desejarem levar suas máquinas para instalação de software livre.

O RSJUG participa da organização do evento e também apresentará a palestra “Novidades do Java 7″.

O evento tem entrada franca, apenas é necessário realizar uma pré-inscrição, para que a organização tenha uma estimativa de público. As vagas são limitadas devido à lotação máxima do ambiente.

  • O que ? FLISOL 2010 (Festival latino-americano de instalação de software livre)
  • Quando ? 24/04/2010
  • Onde ? SindBancários (Rua General Câmara, 424 - Porto Alegre/RS)
  • Quanto ? R$ 0

Faça sua inscrição clicando aqui.

Notícia triste para a comunidade Java brasileira e internacional

Ontem, dia 5 de março de 2010, faleceu Felipe Gaúcho, conhecido internacionalmente na comunidade Java. Felipe atualmente era conselheiro do CEJUG, mantinha diversos projetos open-source, além de ser o criador do PUJ (Prêmio Universitário Java) que premia estudantes por projetos desenvolvidos na tecnologia Java.

Felipe Gaúcho era membro ativo da lista do RSJUG. A última vez que esteve em Porto Alegre, reuniu-se com a coordenação do RSJUG, ocasião que ficou registrada em seu blog pessoal.

WordPress Themes